Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 19 de junho de 2015

BATENDO PAPO SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA...



Trabalhar com sequência didática a fim de aprofundar o estudo de gêneros textuais e também como forma de desenvolver uma prática pedagógica que privilegie os eixos de ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental é um desafio que tenho enfrentado. Tenho desfrutado das leituras orientadas pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa que tanto tem esclarecido minhas dúvidas ao planejar as atividades de ensino. Assim, quero compartilhar com vocês um dos links que costumo acessar para refletir acerca da minha prática em sala de aula.
Gostaria, ainda, de compartilhar com vocês uma sequência de atividades voltada para o tema “Festa Junina” e espero, ansiosa, por sugestões para melhor desenvolver um trabalho eficiente com meus queridos alunos do 2º ano da EF.
Obrigadaaaa, pela visitinha e por podermos trocar ideias, num bate papo bem pedagógico!!!




PROPOSTA PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA




Apresentação:
A sequência de atividades a seguir é uma proposta para ser realizada com a turma de 2º ano de uma escola pública, que poderá ocorrer uma semana antes dos festejos juninos.

Objetivos
·         Desenvolver o senso de observação, perceber características presentes nas festas juninas e elaborar/registrar textos produzidos coletivos sobre o conteúdo temático;
·         Identificar o gênero textual Parlenda e suas características marcantes como por exemplo: rimas, recitações etc;
·         Desenvolver a oralidade e escrita através de textos, listas de palavras, observando as separações silábicas das mesmas, letra inicial, letra final;
·         Desenvolver a escrita, perceber detalhes da escrita de músicas e interpretar letras musicais por meio de desenhos;
·         Desenvolver estratégias de leitura, aprimorar a coordenação motora e ampliar o vocabulário referente a festa junina;
·         Desenvolver a atenção em estratégias de leitura, assim como interpretar imagens;

Conteúdos
·         Gênero Parlendas;
·         Desenvolvimento da oralidade;
·         Conhecimentos Regionais e tradições;
·         Leitura de Parlendas;
·         Leituras coletivas de textos informativos;
·         Características da Parlenda;
·         Produções escritas de listas de palavras, parlendas e cantiga.


Iniciando Nossa conversa
Na primeira aula a professora da sala conversa com os alunos sobre as datas marcantes e os festejos juninos que a cada ano são trabalhados nas escolas no mês de junho, procurando assim mostrar aos mesmos as características próprias desse tempo, tais como: Dia do Corpus Christi, Dia Mundial do Meio Ambiente (5), Santo Antônio (13) e precedente a este, o dia dos namorados (12), São João (24), São Pedro e São Paulo (29).
Nesta perspectiva a professora explica a ênfase dessas festas religiosas e tradicionais em nosso cotidiano que se dá pelo fato de haver um maior número de integrantes católicos em nossa sociedade, pois grande parte destas tradições vem de tradições antigas propagadas pela comunidade católica.
Após a conversa são propostas atividades com foco no gênero textual “Parlenda” entre outras atividades propostas dentro da temática Festa Junina.

>>> A seguir, algumas atividades que serão desenvolvidas no decorrer da sequencia.
  









Nenhum comentário:

Postar um comentário