Trabalhar com sequência didática a fim de aprofundar o
estudo de gêneros textuais e também como forma de desenvolver uma prática
pedagógica que privilegie os eixos de ensino da Língua Portuguesa nas séries
iniciais do Ensino Fundamental é um desafio que tenho enfrentado. Tenho
desfrutado das leituras orientadas pelo Programa Nacional de Alfabetização na
Idade Certa que tanto tem esclarecido minhas dúvidas ao planejar as atividades
de ensino. Assim, quero compartilhar com vocês um dos links que costumo acessar
para refletir acerca da minha prática em sala de aula.
Gostaria, ainda, de compartilhar com vocês uma sequência de
atividades voltada para o tema “Festa Junina” e espero, ansiosa, por sugestões
para melhor desenvolver um trabalho eficiente com meus queridos alunos do 2º
ano da EF.
Obrigadaaaa, pela visitinha e por podermos trocar ideias,
num bate papo bem pedagógico!!!
PROPOSTA
PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Apresentação:
A
sequência de atividades a seguir é uma proposta para ser realizada com a turma de
2º ano de uma escola pública, que poderá ocorrer uma semana antes dos festejos
juninos.
Objetivos
·
Desenvolver
o senso de observação, perceber características presentes nas festas juninas e
elaborar/registrar textos produzidos coletivos sobre o conteúdo temático;
·
Identificar
o gênero textual Parlenda e suas características marcantes como por exemplo:
rimas, recitações etc;
·
Desenvolver
a oralidade e escrita através de textos, listas de palavras, observando as
separações silábicas das mesmas, letra inicial, letra final;
·
Desenvolver
a escrita, perceber detalhes da escrita de músicas e interpretar letras
musicais por meio de desenhos;
·
Desenvolver
estratégias de leitura, aprimorar a coordenação motora e ampliar o vocabulário
referente a festa junina;
·
Desenvolver
a atenção em estratégias de leitura, assim como interpretar imagens;
Conteúdos
·
Gênero Parlendas;
·
Desenvolvimento da oralidade;
·
Conhecimentos Regionais e tradições;
·
Leitura de Parlendas;
·
Leituras coletivas de textos
informativos;
·
Características da Parlenda;
·
Produções escritas de listas de
palavras, parlendas e cantiga.
Iniciando Nossa
conversa
Na
primeira aula a professora da sala conversa com os alunos sobre as datas
marcantes e os festejos juninos que a cada ano são trabalhados nas escolas no
mês de junho, procurando assim mostrar aos mesmos as características próprias
desse tempo, tais como: Dia do Corpus Christi, Dia Mundial do Meio Ambiente
(5), Santo Antônio (13) e precedente a este, o dia dos namorados (12), São João
(24), São Pedro e São Paulo (29).
Nesta
perspectiva a professora explica a ênfase dessas festas religiosas e
tradicionais em nosso cotidiano que se dá pelo fato de haver um maior número de
integrantes católicos em nossa sociedade, pois grande parte destas tradições
vem de tradições antigas propagadas pela comunidade católica.
Após
a conversa são propostas atividades com foco no gênero textual “Parlenda” entre
outras atividades propostas dentro da temática Festa Junina.
>>> A seguir, algumas atividades que serão desenvolvidas no decorrer da sequencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário